Na noite da sexta feira 24 de agosto, na sede social do Esporte Clube Maricá, Ricardo Queiroz e Carolino Santos candidatos a prefeito e vice-prefeito de Maricá respectivamente receberam amigos, correligionários, candidatos e imprensa para apresentarem os projetos básicos do próximo governo.
A apresentação inicial coube ao Arquiteto Sérgio Goulart (foto), que através do seu escritório, assinou os projetos apresentados.
O grande destaque dos projetos foi a apresentação do HOSPITAL GERAL MUNICIPAL que estará localizado às margens da rodovia Amaral Peixoto km 29, em frente ao Corpo de Bombeiros.
Carolino Santos (PDT) fez a apresentação do projeto, ressaltando os graves problemas que hoje afligem a saúde de Maricá. Disse sobre o hospital que terá uma área construída superior a 13 mil m² ao custo estimado de R$ 34,5 milhões e terá 78 leitos, podendo chegar a 180 leitos com expansão. O início das obras estão previstas para o primeiro trimestre de 2013 e a conclusão e entrega ao povo de Maricá no dia 26 de maio de 2014, quando Maricá estará completando 200 anos de emancipação político administrativa de Niterói.
O hospital terá emergência, heliporto, ambulatórios, farmácia, enfermarias, radiologia, setor de ressonância magnética, tomografia computadorizada, laboratórios, obstetrícia com lactário e UTI neonatal) e setor de fisioterapia.
Disse também Carolino, que já foi prefeito por cinco anos da Cidade mato-grossense de Barra dos Garças, que o Hospital Conde Modesto Leal passará por reformas emergências para pronto atendimento da nossa população no período de construção do novo hospital, e após a entrega da nova unidade, o Conde Modesto Leal passará a ser Hospital de Atendimento à Mulheres e Crianças.
Os postos de saúde serão recuperados e transformados em UBS - Unidades Básicas de Saúde todos com consultórios, farmácia, almoxarifado, escovário, setor administrativo, copa, recepção, sanitários masculino e feminino e para portadores de necessidades especiais, salas de procedimentos e vacinação ao custo aproximado de R$ 200 mil por unidade.
Passando a palavra para Ricardo Queiroz (PMDB), este continuou apresentando os projetos básicos do seu governo, falando do sistema de mobilidade e viabilidade urbana que compreende vários projetos que serão discutidos com a sociedade maricaense. Dentre as principais propostas, existe o alargamento da Avenida Vereador Sabino da Costa, criação de ciclovias com faixas exclusivas e proteção, construção do novo pórtico de Maricá, estudo do trânsito no centro com a transformação da maiorias das ruas centrais em ruas de mão única para melhor fluidez do tráfego, criação de estacionamentos, novas linhas de ônibus com inclusão do transporte suplementar, criação de corredores turísticos, subsídio para linhas de transportes deficitários e solicitação ao estado das linhas para Itaborái, Alcântara, São Gonçalo e outros municípios.
Criação de bicicletários em todo o município e nos terminais rodoviários de Maricá, com banheiros públicos, local fechado para guardar as bicicletas e local para o café da manhã do trabalhador.
A criação da AVENIDA LITORÂNEA que começará na avenida 1 (Zumbi dos Palmares) em Itaipuaçu indo até a Rua 13 na Barra de Maricá, com duas mãos com três vias cada, sendo uma exclusiva para ônibus, calçadão amplo, quiosques padronizados, ciclovias, diversas áreas de lazer e a criação do Parque Verde na beira da lagoa da Barra.
A ampliação do aeroporto municipal sem a retirada da escola de pilotagem que nos seus 36 anos formou mais de 1000 profissionais de diversos locais do Brasil e do mundo e é um patrimônio de Maricá, além de grande gerador de empregos. A pista do aeroporto será ampliada e reforçada para recebimento de aviões de grande porte e de carga. Novo prédio de embarque e desembarque, estacionamento e ampliação da área para novos hangares.
Outro ponto de grande importância, será a construção dos CENTROS MULTIUSOS, que será implantado entre as ruas 13 e 19 na Barra de Maricá em área da prefeitura. Este centro terá quadra poliesportiva coberta, auditório com palco e camarim, restaurante popular e dormitórios para atletas.
Serão construídos também Centro Esportivos localizados nos quatro distritos e em São José , com campo de futebol oficial, campo societe, quadra pata tênis, pista de corrida, quadra poliesportiva coberta, playground com brinquedos, prédio com vestiários, depósitos e salas médicas. Haverá ainda prédio para o zelador com cantina para os usuários, arquibancadas e estacionamento.
Haverá também uma grande Praça de Esportes Radicais, na praça de Araçatiba, com rampa e corrimão de skate, escadaria e parede para escalada.
MARICÁ VOLTARÁ A SORRIR!
O mundo do samba e os moradores de Maricá que tanto curtiam o nosso MARICARNAVAL podem ficar felizes, pois os desfiles estarão de volta. É claro que no primeiro ano, pelo pouco espaço de tempoos desfiles não serão ainda os desejados, mas serão muito esperados. As agremiações através da LACAM, já estão realizando atividades para solidificar a volta dos grandes desfiles, gerando empregos e receita para o comércio de Maricá. A alegria vai voltar!
E Maricá ganhará sua CIDADE DO SAMBA.
Um estudo de viabilidade para implantação em um área em Itapeba, no conhecido Campo Lameiro está sendo feito e dependerá também do licenciamento ambiental do INEA por estar próximo a área de lagoa.
Aprovado o projeto, este terá arquibancadas para 10 mil pessoas aproximadamente, 6 galpões para as escolas do 1º grupo, área de 65 mil m² de pavimentação e urbanização além de praça de alimentação com 18 quiosques, que poderá ser utilizada para diversos outros eventos além do carnaval, tais como feiras e exposições. Essa é a Maricá que espera por você a partir de 7 de outubro.