Foram quase 3 anos de obras. Problemas com empreiteiras, acusações de que a prefeitura não estava honrando com seus compromissos, mas finalmente a obra ficou pronta a cerca de 3 meses.
A avenida conhecida como “valão ao lado da prefeitura” (cujo nome real é avenida Prefeito Odenir Costa - antiga avenida 1), já está com uma série de defeitos, imperfeições, sem manutenção, com mato crescendo e o pior, sem nenhuma serventia, pois moradores de uma comunidade próximo ao local conhecido como Cocadinha, obstruíram por conta própria a avenida que iria desafogar o perigoso e intenso trânsito da estrada do Boqueirão. A avenida que faria a ligação direta do centro de Maricá (rua Alvares de Castro) até a estrada do Boqueirão, desafogando a avenida Ivan Mundim (nome da estrada do Boqueirão) não serve de nada, pois moradores da comunidade próximo à estrada obstruíram com enormes manilhas e pedaços de paus a avenida e a prefeitura simplesmente nada fez para coibir a ação.
Foram gastos cerca de R$ 50 milhões na obra para não ser usada como fora previsto no projeto original. Mesmo sub-utilizada, a avenida já apresenta diversas ondulações, depressões, asfalto em decomposição, calçadas quebradas, sem o devido acabamento e mato crescendo em vários pontos.
Esta avenida é fiel retrato da atual administração de Maricá junto à sua população!