Na manhã do dia 26 de maio (quando Maricá deveria estar comemorando os seus 197 anos), várias manifestações começavam a tomar conta de diversos pontos do município.
Em algumas delas, tivemos a presença da Deputada Janira Rocha (PSOL), presidente da Comissão de Saúde da ALERJ, que veio a Maricá para dar um abraço simbólico a futura praça Escrava Anastácia (em frente ao cemitétio municipal), local onde as minorias religiosas terão (ou deveão ter) seu espaço para orações e reflexões.
Em um segundo ato, a Deputada foi fazer uma visita surpresa ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal, e mesmo em um feriado , pode constatar uma série de irregularidas.
Muito bem recebida pelo Diretor do Hospital, Dr. Paulo Ubiratan - uma espécie de anjo da guarda do Hospital -, a deputada pode conversar com o diretor, com funcionários, enfermeiros, e pacientes de TODAS as alas.
Sempre acompanhada do Dr. Paulo, a deputada passou mais de uma hora no hospital e junto com sua assessora, puderam comprovar o estado de calamidade em que vive o único hospital de Maricá.
Desde a sua chegada, a pedido da própria deputada, o diretor do Hospital entrou em contato com o Secretário de Saúde que informou "estar vindo para Maricá", mas até às 10:30 da manhã, o secretário não havia chegado. É bom lembrar que o Secretário de Saúde de Maricá, Sr. Malta Carpi, moro em Itaperuna, município a mais de 400 quilômetros de distância de Maricá.
Confira as fotos exclusivas do BARÃO DE INOHAN e veja o relatório feito pela deputada que deverá convocar uma audi~encia pública na ALERJ, para tratar da saúde de Maricá. A Deputada prometeu voltar mais vezes, para verificar as denúncias sobre os postos de saúde e para TENTAR falar com o Secretário de Saúde.
Deputada Janira Rocha e Dr. Paulo Ubiratan - diretor do Hospital Conde Modesto Leal
Diversas infiltrações foram verificadas, inclusive algumas dentro das enfermarias
Deputada pode conversar com TODOS os pacientes
Descartáveis ainda não usados, colocados em cima de cadeiras, no chão e em sacos plásticos acondicionados no chão do hospital
Detalhe da estante onde são armazenados descartáveis e alguns remédios
Condições sub-humanas de trabalho e atendimento
Deputada conversou também com acompanhantes dos pacientes, que relataram as enormes dificuldades no atendimento
Mesmo em um feriado, a quantidade de pessoas aguardando atendimento era enorme. Deputada registrou apenas UM médico no atendimento.
Deputada falando com uma jovem mãe que tinha no início da manhã perdido seu filhinho de apenas um 1 mês. Quando a deputada chegou ao hospital, o corpo da criança ainda estava numa maca no setor de emergência, mas assim que descobriram quem era a ilustre visitante, o corpo da criança sumiu!
Móveis enferrujados foram vistos com frequência nas enfermarias
CAOS NA SAÚDE DE MARICÁ
Deputada Janira Rocha
CAOS NA SAÚDE DE MARICÁ
Deputada Janira Rocha
A exemplo do que vem ocorrendo em todo o estado, a saúde pública em Maricá também está um caos. A deputada Janira Rocha vistoriou nesta quinta-feira o Hospital Municipal Conde Modesto, única unidade hospitalar pública da cidade. e o quadro encontrado foi caótico, segundo Janira. "As condições de atendimento à população são precárias. Pacientes estão internados em macas e cadeiras aguardando transferência, porque o hospital não tem ambulâncias", denunciou Janira em discurso no plenário da Alerj.
O Hospital Conde Conde Modesto tem apenas 84 leitos para atender os 130 mil moradores de Maricá, bem abaixo dos padrões recomendados pela Organização Mundial de Saúde. "O hospital tem menos de um leito para cada mil habitante da cidade", criticou Janira. Apesar de ser uma unidade de média complexidade, o hospital não possui equipamentos adequados, como mamógrafo. As instalações internas também estão precárias, colocando em risco os pacientes internados na unidade."Há fios expostos e as paredes estão mofadas", denunciou Janira.
Além da deficiências de instalações e de equipamentos, o hospital também possui carência de pessoal. Medicamentos são armazenados de forma precária. A assessoria do mandato de Janira produziu um relatório sobre os problemas encontrados no hospital, que será apresentado à Comissão de Saúde da Alerj. Janira também vai tentar uma reunião com o secretário municipal de Saúde de Maricá, para buscar soluções para os problemas.
Veja relatório anexo: