quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

VIAÇÃO NOSSA SENHORA DO AMPARO CONCLUI TERMINAL

A reportagem do BARÃO DE INOHAN esteve em Itaipuaçu na tarde da sexta feira 06 de janeiro e como sempre encontrou um bairro em estado deplorável. Mas dois momentos foram felizes em nossa esburacada visita: o primeiro foi ver a empresa paulista EQUIPAV fazer um bom trabalho de recuperação de vias (Rua 1 e Estrada de Itaipuaçu a partir desta rua),
O segundo e mais prazeroso, foi ver o terminal rodoviário de Itaipuaçu (batizado do José Ferreira da Silva, figura pouco conhecida em Itaipuaçu e que segundo o prefeito Washington Siqueira - que escolheu o nome - informou ser de um militante petista local) que poderia ter sido batizado de Jornalista Paulo Santos - grande figura maricaense, ex-secretário de Turismo do primeiro governo Odenir Costa na década de 80 ou de Jornalista Alberto Gentile, outra grande figura que tanto amou e lutou por Itaipuaçu, estar praticamente pronto.
Estivemos com o responsável pela finalização da obra, Sr. André, que nos recebeu muito bem explicando tudo que terá e acontecerá no Terminal Rodoviário de Itaipuaçu, obra com custo aproximado de R$ 4 milhões TOTALMENTE pagos pela Viação Nossa Senhora do Amparo, que também executou TODA a obra sem nunehuma intervenção da Prefeitura.
A empresa tem 15 anos de concessão renováveis por mais 15, concessão essa que começou ainda na gestão de Ricardo Queiroz (2007) que fez a cessão da área pública.
A prefeitura na época, atrazou muito o início da obra e recebeu duas notificações extra-judiciais enviadas pela Viação Nossa Senhora do Amparo, para que a mesma pudesse iniciar a obra.
Com a área definida e transformada, a obra não deslanchava em função de atrasos da AMPLA e da OI que não faziam a troca de seus postes e fiações para o entorno do local do terminal.
Após um ano e meio de atraso, as obras efetivamente começaram (embora as sapatas já tivessem sido feitas, aliás, muito bem feitas, pois o terreno é totalmente arenoso no local).
E nesta sexta feira - dia 13 de janeiro, será entregue a Prefeitura de Maricá que caberá fazer a inauguração.
Nos primeiros meses, haverá um fase de testes e adaptações das linhas e itinerários.
No terminal, haverá venda e carregamento de cartões Rio Card e Bilhete Único. No local, dfuas lanchonetes e um banca de jornal atenderão o público.
Confira o que terá o terminal:

O terminal fica na Rua 1 (Jornalista Paulo Santos) com Rua 33

O terminal possui quatro baias de ônibus. Terá também bicicletário para 30 bicicletas, estacionamento dentro do terminal para 45 carros, além de vagas nas ruas do entorno. O estacionamento para ônibus permite que oito veículos fiquem estacionados dentro do terminal.
O terminal terá 72 cadeiras. O piso é antiderrapante com pinturas e resinado.
A esquerda, um futuro local para uma lanchonete e à direita um local para uma futura banca de jornal
Nesta sala, serão vendidos os cartões Rio card e Bilhete Único que também poderão ser recarregados no local, em horário comercial
No detalhe, o piso exclusivo para acessibilidade de especiais visuais em todo o entorno do calçamento

O detalhe dos jardins, é sempre um cuidado da Viação Nossa Senhora do Amparo
O pequeno prédio ao fundo, é a primeira Estação de Tratamento de Esgotos de Itaipuaçu, exclusiva para o tratamento destes resíduos do terminal. Do esgoto tratado, sairá uma água com 95% de pureza que poderá ser usado em plantas do local.
Veículos e táxis poderão parar na entrada do terminal para embarque e desembarque de passageiros. Em dias de chuva, estes passageiros não irão se molhar, pois essa baia fica em parte coberta

Existem DOIS banheiros exclusivos para portadores de necessidades especiais. Um masculino e outro feminino.
Banheiro Feminino
Banheiro Masculino
Vista completa do Terminal
Estação de tratamento de água
Administração do terminal. Uma das salas será do DETRO, a outra da Viação Nossa Senhora do Amparo
O detalhes das belas plantas
Um belo presente para a população de Itaipuaçu