terça-feira, 15 de maio de 2012

CPC HENFIL

COMEÇAM AS OBRAS NO CENTRO POPULAR DE CULTURA HENFIL


Começaram no início de maio as obras do Centro Público de Cultura HENFIL, obra do governo federal financiada pela Caixa Econômica no valor de R$ 324 mil.
A convite do sub-secretário de Cultura Zolla Xavier, fomos conhecer o espaço (antes ocupado pelo Detran), que na verdade é a realização de um sonho de mais de duas décadas de loucos sonhadores que imaginavam uma Maricá melhor e mais aculturada. Sonhadores que nas antigas mesas do Degrau (hoje Lúpulo do Gato) e do bar Taberna de Marilá já imaginavam este espaço exatamente do jeito que foi projetado. Sonhadores como Sérgio Mesquita, Júnior, Prof. Saraiva, Oldemar Bandeira, Pery Salgado, Zolla, Rogério Biggio e alguns outros poucos.
O sub-secretário Zolla deu o seguinte depoimento: “A cidade de Marica, com esta obra, ganhará um espaço privilegiado às manifestações culturais de nossa População. O Centro Público de Cultura que contará com uma galeria de arte, uma sala climatizada com 180 cadeiras para cinema, teatro e palestras e um bistrô com livraria, é uma justa homenagem a Henfil, um brasileiro que emprestou a sua arte, com seu traço irreverente, a cultura e a luta contra a ditadura militar.
Resgata também, com a sigla emblemática do CPC, movimento cultural que teve seu início nos anos 50, com a participação de artistas e intelectuais como Oduvaldo Vianna Filho - Vianhinha, Ferreira Gullar, Carlos Vereza, Carlos Lyra, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, dentre outros, que foram levar para as praças, favelas, escolas e bairros populares uma arte comprometida com a luta contra as sociais, em defesa de um Brasil livre da exploração das multinacionais. Portanto, desse modo, o prefeito Washington Quaquá, cumpre uma das metas de seu governo, fazendo um importante resgate da memória das lutas de nosso povo”.
Na visita, um detalhe na placa da obra à frente do futuro CPC nos chamou atenção: a falta da Secretaria de Cultura dentre as secretarias envolvidas na obra. Será por que a Cultura não tem verba? Senhor prefeito, resolva portanto este problema e coloque pelo menos 1% dos fundos dos royalties para a cultura. Os primeiros dizeres da placa informam: Prefeitura Municipal de Maricá, Secretaria de Assuntos Federativos, Secretaria de Obras e Serviços Públicos. E a CULTURA? Onde ficou?

Sub-secretário de cultura Zolla Xavier

Reparem que na placa da obra é citada a prefeitura, a secretaria de assuntos federativos, a secretaria
de obras e serviços públicos mas esqueceram de citar a SECRETARIA DE CULTURA
que irá gerir o CPC. Será porque a CULTURA não tem verba e está
sendo mal tratada em Maricá?

Zolla mostra a nossa reportagem o início das obras