A Prefeitura tentou. Reuniu quase todos os secretários na praça Orlando Pimentel, obrigou funcionários a estarem presentes ao hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Maricá, tentou trazer de volta o glamour do desfile cívico colocando alguns alunos das escolas Cônego Batalha, Marquês de Maricá, Amanda Pena, Darcy Ribeiro e Joana Benedicta Rangel que veio com sua banda para a execução do hino nacional. Além disso, colocou algumas barracas para exposições de trabalhos destes colégios, mas o clima estava pesado, todos tinham muito pouco o que comemorar.
Um caminhão da Caravana do Trabalho compareceu com técnicos que tiraram dúvidas dos poucos maricaenses que aproveitaram a oportunidade para tirar a carteira de trabalho ou usar o balcão de empregos. Na verdade, o caminhão virou um local onde secretáriosa passaram o dia escondidos da população que começou as manifestações por volta das 9 horas da manhã com cortejo "funebre" para enterrar o prefeito e a atual administração municipal.
A CBN deu ampla cobertura aos atos e confirmou tudo o que aconteceu durante o dia, desmentindo o fato de que "a maioria da população" teria acordado cedo para participar das comemorações "impostas" pela prefeitura. Durante a parte da manhã, alguns grupos escolares se apresentaram no palco armado para o evento Maricá para Cristo que aconteceu na noite anterior, este sim, reunindo milhares de pessoas.
Os shows também na parte da tarde e à noite na praça Orlando de Barros Pimentel foram para poucos que vieram prestigiar.
O velório e o enterro simbólico do prefeito, além de diversos atos de manifestações sindicais e populares foram os destaques do dia.
Funcionário da Nova Rio tenta retirar a sujeira e o lixo de Maricá. Tarefa difícil!!!
Alunos de algumas escolas e muitos funcionários e secretários presentes ao hasreamento das bandeiras. Aré isso a atual gestão conseguiu acabar. Na festa do município, o desfile cívico era esperado pelas escolas públicas e privadas que faziam uma grande festa de confraternização do poder público e das famílias maricaenses. Depois que Washington Siqueira tomou posse, os desfiles deixaram de acontecer!
A praça nos locais das atividades da prefeitura estava quase vazia. Ela na verdade foi ocupada pelos manifestantes de vários pontos de Maricá que vieram pedir a saída do prefeito e a moralização da administração pública.
Alunos do Joana fizeram bela apresentação
Grupos de capoeira se apresentou durante a manhã e durante a tarde
Enquanto isso, em frente ao cemitério, na futura praça Escrava Anastácia, um abraço simbólico pelas minorias religiosas e o início oficial dos protestos em Maricá, com a presença da Deputada Estadual Janira Rocha (PSOL) presidente da Comissão de Saúde da ALERJ.
Conceição do SINDSPREV lamentou a atuação do atual governo que vem desrespeitando os ser idores municipais
A "viúva" do funcionalismo público
O discurso da Deputada Janira Rocha que se comprometeu em ajudar o povo de Maricá
A viúva do funcionalismo passe em frente ao SAMU. O cortejo do enterro saiu de frente do cemitério e foi até a praça Conselheiro Macedo Soares onde foi recebida por centenas de manifestantes de outros grupos. Em diversos locais do muncípío, outros enterros aconteceram.
O velório durou o dia todo e quase no final da manhã, um outro caixão do prefeito apareceu no local, onde as manifestações se intensificaram.
Um burrinho, secretário de competência pedia a saída do prefeito!
O fato lamentável foi a ausência dos manifestantes de Itaipuaçu (principalmente os corretores e construtores que lideraram as carreatas de 19 e 23 de maio, mas ao que tudo indica, já "fizeram um acordinho com o prefeito"), representantes apenas pelas DIGNAS MULHERES DE ITAIPUAÇU, que vieram repudia a atual administração. O povo se juntou ao velório e a manifestação dos professores de Maricá, em defesa da educação pública.
Mais um cortejo para o enterro do prefeito percorreu a praça. Vários cortejos aconteceram durante todo o dia
A Deputada Janira Rocha (PSOL), presidente da comissão de saúde da ALERJ foi siceroneada pelo médico Dr. Carolino provável candidato do PDT a prefeitura de Maricá.
Os dois foram até o palco onde aconteciam atividades da prefeitura e a Deputada solicitou um espaço para poder falar e saudar o povo de Maricá pelos 197 anos do município.
Porém, o secretário de Turismo, que parecia ser o coordenador da festa, negou a palavra à Deputada alegando que a mesma era de um partido de oposição ao governo municipal.
É esta a democracia do PT?
A Deputada lamenta a negativa do secretário
O secretário tentou explicar o inesplicável. O PT não sabe ter telhado de vidro!
A comitiva da Deputada vai então ao encontro dos manifestantes!
Obviamente, foi muito bem recebida pelos manifestantes que vaiaram o prefeito (que não esteve em momento algum na festa) e o secretário que negou a palavra a Deputada. Janira disse que esteve no hospital e encontrou um estado penúria. Disse que tinhamos tudo, menos um hospital e prometeu fazer um relatório que será encaminhado a ALERJ, denunciando o caos na saúde de Maricá.
Veja a matéria sobre a visita surpresa da Deputada Janira Rocha ao Hospital Conde Modesto Leal acessando
Essa é a imagem que a população tem do prefeito de Maricá. Imagem gerada pelo próprio!
A Deputada Janira Rocha foi muito aplaudida em seu discurso!
A INTERTV (afiliada da Rede Globo) entrevistou secretários e os cantores do grupo Faixa Etária, mas mostrou também toda a manifestação do povo de Maricá!
A secretária de Comunicação, ALBA VALÉRIA acompanhou de perto as manifestações
A tarde começou com o lançamento do livro de Lívia Araújo - o Diário de Pink, no estande do MOVIMENTO ESTUDANTIL DE MARICÁ que coletava assinaturas a favor de uma FAETEC em Maricá.
O Secretário Wagner Medeiros não chegou a um consenso com os manifestantes pró restinga!
Livia e a galera do Movimento Estudantil de Maricá
O cortejo da JUVENTUDE REVOLUCIONÁRIA
Os últimos momentos do velório.
A "viúva" do funcionalismo público veio a frente do cortejo para o enterro simbólico do prefeito de Maricá
O cortejo foi até a entrada da sessão solene dos 197 anos de Maricá, que aconteceu no Colégio Cenecista, SEM A PRESENÇA DO PREFEITO. pela primeira vez na história de Maricá, um prefeito falta a sessão solene!