quarta-feira, 29 de julho de 2020

MONSTRO: Suspeito de tentar estuprar e matar casal de idosos é preso em Nova Iguaçu

Homem era pedreiro e tentou estuprar a idosa enquanto realizava serviços na casa das vítimas


Um homem, de 29 anos, foi preso em flagrante, na terça-feira 27/7, pelos crimes de tentativa de homicídio e tentativa de estupro, contra um casal de idosos. Policiais da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM Nova Iguaçu) realizaram a prisão em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

De acordo com as investigações, o suspeito é pedreiro e estava realizando serviços na casa das vítimas, no bairro Califórnia, quando tentou estuprar a idosa de 83 anos. O marido da vítima tentou ajudar a mulher e foi agredido gravemente pelo homem. Uma vizinha do casal percebeu a ação e comunicou aos agentes da unidade.

Ainda segundo os policiais, buscas foram realizadas e o suspeito foi encontrado escondido na casa de familiares em Nova Iguaçu.


terça-feira, 28 de julho de 2020

NOVOS SURTOS DE COVID NA ÁSIA ACENDE SINAL DE ALERTA

Países asiáticos retomam medidas de isolamento após novos surtos de Covid-19


Com aumento de casos do novo coronavírus, vários países do continente asiático voltaram a adotar medidas de isolamentos e outros limites à circulação de pessoas nos últimos dias. Em Hong Kong, pelo sexto dia consecutivo, foram registradas mais de 100 novas infecções pela Covid-19, com um recorde de 145 novos casos em um dia, registrado ontem.

No Vietnã, 80 mil pessoas, a maioria turistas locais, estão sendo retiradas da cidade central de Danang, depois que três moradores tiveram testes positivos para o coronavírus no fim de semana — nos primeiros casos registrados no país desde abril — e mais 11 casos foram relatados ontem. No Japão, o ministro da Economia fez um apelo aos líderes empresariais para intensificarem as medidas de combate à propagação da doença, como turnos escalonados e pelo menos 70% de trabalho remoto, meta alcançada durante um estado de emergência anterior.

Multa

As medidas mais severas foram anunciadas em Hong Kong, onde autoridades decretaram ontem o uso obrigatório de máscara em locais públicos, além de proibirem reuniões de mais de duas pessoas e ordenarem o fechamento de restaurantes, que podem funcionar apenas para entrega. Também foram fechados centros esportivos e de recreação e piscinas públicas.

As novas medidas de isolamento, que entram em vigor a partir de quarta-feira, terão duração de pelo menos sete dias. Quem desrespeitar as regras, pagará uma multa equivalente a R$ 3,3 mil. Apenas crianças e pessoas com doenças graves estão isentas.

— A situação é muito preocupante — disse o vice-chefe do Executivo, Matthew Cheung, acrescentando que o atual surto é o mais grave que a cidade já sofreu. — Sacrifiquem a convivência no curto prazo para ter saúde a longo prazo.

Desde o final de janeiro, mais de 2.700 pessoas foram infectadas na cidade e 18 morreram.

No Japão, a meta é aumentar o trabalho remoto.

— A certa altura, o número de trabalhadores remotos foi de 80%, mas agora são apenas cerca de 30% da população — disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura no domingo. — Nós realmente não queremos voltar atrás, por isso temos que explorar novas maneiras de trabalhar e manter o teletrabalho alto.

Na China, o maior número de novos casos em quase cinco meses foi registrado no domingo. Segundo a Comissão Nacional de Saúde, foram contabilizados 61 contágios em 24 horas, sendo 57 de transmissão comunitária e quatro importados. O foco do novo surto está na capital de Xinjiang, Urumqi, que registrou 41 novos infectados, e onde as autoridades lançaram, no fim de semana, um segundo programa de testagem em massa.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Governo prorroga prazo para saque de benefícios do Bolsa Família enquanto durar estado de calamidade


O governo federal decidiu prorrogar o prazo de validade dos benefícios do Bolsa Família, em razão da pandemia. Com isso, os beneficiários ganham mais tempo para sacar o dinheiro. A possibilidade de saque, portanto, vai durar enquanto estiver em vigor o estado de calamidade pública nacional, em decorrência do coronavírus. Por isso, não é preciso correr para fazer a retirada.

Até agora, o dinheiro ficava disponível por até 90 dias. Após esse prazo, se não fosse retirada, a quantia retornava para os cofres públicos.

"A prorrogação vale para todas as parcelas do Bolsa Família pagas que ainda estejam válidas, segundo o calendário de pagamentos e o calendário operacional do programa", informou o ministério, acrescentando que o objetivo é evitar aglomerações e formação de filas nas agências da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, que são pagadores do benefício.

A Portaria 444, do Ministério da Cidadania, que trata do assunto, foi publicada nesta sexta-feira (dia 24), no Diário Oficial da União.

Pagamentos 

Confira abaixo o calendário para todos os beneficiários, de acordo com o mês de aniversário. Os pagamentos vão até 31 de julho.

Veja as datas
4ª PARCELA

NIS com final 1 - 20 de julho

NIS com final 2 - 21 de julho

NIS com final 3 - 22 de julho

NIS com final 4 - 23 de julho

NIS com final 5 - 24 de julho

NIS com final 6 - 27 de julho

NIS com final 7 - 28 de julho

NIS com final 8 - 29 de julho

NIS com final 9 - 30 de julho

NIS com final 0 - 31 de julho

Segundo o Ministério da Cidadania, em junho, a folha de pagamento do programa social atingiu a marca 14,283 milhões de famílias atendidas, das quais mais de 13,6 milhões receberam o auxílio emergencial.

Outras 650 mil famílias permaneceram na folha de pagamento regular do programa — por terem benefício maior do que a ajuda dada pelo governo em razão da pandemia.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

SEM NOÇÃO: Bolsonaro com Covid, passeia de moto no Alvorada e conversa, sem máscara, com garis


O presidente Jair Bolsonaro passeou de moto na área externa do Palácio da Alvorada nesta quinta-feira e conversou, sem máscaras, com garis que faziam a limpeza do local. Bolsonaro está isolado no Alvorada desde o dia 6 de julho. Nesse período, três exames feitos por ele para detectar a Covid-19 tiveram resultado positivo. O último foi feito na terça-feira.

O passeio foi registrado pela agência Reuters. Nas fotos, é possível ver que Bolsonaro estava andando de capacete, mas retira o equipamento em certo momento para conversar com quatro profissionais que faziam a limpeza do local. O Ministério da Saúde recomenda a utilização de máscaras para toda da população, em especial para os infectados pelo coronavírus.

Antes da divulgação do resultado do último exame feito pelo presidente, ele disse que torcia para que fosse negativo para que ele pudesser voltar à "normalidade" e adiantou que pretendia viajar na sexta-feira. Na quarta-feira, contudo, foi divulgado que o resultado foi positivo. O presidente tem conversado diariamente com apoiadores no Alvorada, mas com distanciamento.


quarta-feira, 22 de julho de 2020

Mundo chega a mais de 15 milhões de casos do novo coronavírus


O mundo atingiu na quarta-feira 22/7, a marca de 15 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, segundo o levantamento da universidade americana Johns Hopkins, que leva em conta os dados oficiais de cada país. Levou apenas quatro dias para que os números da pandemia subissem em mais de 1 milhão de infectados, elevando o total de 14 milhões para o consolidado de agora. Ao todo, mais de 617 mil pessoas morreram em todo o planeta por causa da Covid-19.
Em número total de infecções, os países mais afetados são Estados Unidos (com 3,9 milhões casos), Brasil (2,1 milhões), Índia (1,1 milhão), Rússia (787 mil) e África do Sul (381 mil). Já em relação às mortes, os países que lideram o ranking continuam sendo os dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro: 142 mil e 81 mil, respectivamente. Depois, vêm Reino Unido (45 mil mortos), México (40 mil) e Itália (35 mil).
Os primeiros relatos da doença começaram a aparecer em janeiro, na China. Até o momento, o país registrou mais de 85 mil casos e 4 mil mortes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente a maioria dos casos do novo coronavírus se concentram no continente americano, que tem mais de 7,8 milhões de infectados. O número é mais do que o dobro da segunda região mais afetada, a Europa, com 3,1 milhões.

Vacinas em testes

Nesta semana, três pesquisas anunciaram resultados positivos com as vacinas candidatas a combater a Covid-19. Um artigo publicado na última segunda-feira pela revista científica The Lancet concluiu que o insumo testado pela Universidade de Oxford (Reino Unido), produzido em parceria com o laboratório AstraZeneca, demonstrou ser seguro, ter poucos efeitos secundários e ter estimulado a produção de anticorpos e células do sistema imunológico contra o novo coronavírus. A fórmula está sendo testada no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e O Instituto D'Or, no Rio.
Já a China disse que a vacina contra a Covid-19, que chegou na última segunda-feira ao Brasil e começará a ser testada hoje, desenvolvida pela Sinovac e pela unidade de pesquisa militar chinesa, também mostrou resposta imune segura e induzida na maioria dos receptores.
A empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica americana Pfizer divulgaram, também na última segunda-feira, dados adicionais de sua vacina experimental contra o coronavírus que provam que ela é segura e foi capaz de induzir resposta imunológica nos pacientes.

TERCEIRO TESTE CONFIRMA QUE BOLSONARO CONTINUA COM COVID


O presidente Jair Bolsonaro teve um novo teste positivo para a Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, informou nesta quarta-feira (22/7) a Secretaria de Comunicação Social do governo federal, ligada ao Ministério das Comunicações.

"O presidente Jair Bolsonaro segue em boa evolução de saúde, sendo acompanhado pela equipe médica da Presidência da República. O teste realizado pelo presidente no dia de ontem, 21, apresentou resultado positivo", afirma a nota.

O presidente anunciou que contraiu a doença no dia 7 de julho, depois de sentir sintomas respiratórios.

Por Lisandra Paraguassu - Jornal Extra

terça-feira, 21 de julho de 2020

Brasil tem 2.122.577 casos de Covid-19, com 80.264 mortes.


O número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil subiu para 2.122.577, indica o boletim das 8h do consórcio de veículos de imprensa formado por EXTRA, O Globo, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo nesta terça-feira. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de Saúde. O total de óbitos é de 80.264.

As estatísticas da pandemia no Brasil são divulgadas três vezes ao dia. O próximo levantamento será divulgado às 13h. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde na gestão do interino Eduardo Pazuello.

Desde o levantamento fechado da última quarta-feira, às 20h, apenas Goiás e Roraima atualizaram suas estatísticas. Até o momento, são 932 casos de Covid-19 notificados pelas secretarias estaduais de Saúde desde a noite de ontem, além de 13 novas vítimas fatais.

Aos finais de semana, é comum haver um represamento nos números pelas secretarias estaduais em função do expediente reduzido, o que acaba sendo corrigido nos primeiros dias da semana. Normalmente, após uma pequena oscilação, os números voltam a crescer às terças-feiras no balanço fechado, às 20h.

Vacinas em testes
Um artigo publicado na última segunda-feira pela revista científica The Lancet concluiu que a vacina candidata da Universidade de Oxford (Reino Unido), produzida em parceria com o laboratório AstraZeneca, demonstrou ser segura, ter poucos efeitos secundários e ter estimulado a produção de anticorpos e células do sistema imune contra o novo coronavírus. A fórmula está sendo testada no Brasil em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e O Instituto D'Or, no Rio.

Além da vacina de Oxford, outras duas pesquisas anunciaram resultados promissores semelhantes. A China disse que a vacina contra a Covid-19, que chegou na última segunda-feira ao Brasil e começará a ser testada hoje, desenvolvida pela Sinovac e pela unidade de pesquisa militar chinesa, também mostrou resposta imune segura e induzida na maioria dos receptores.

A empresa alemã de biotecnologia BioNTech e a farmacêutica americana Pfizer divulgaram, também na última segunda-feira, dados adicionais de sua vacina experimental contra o coronavírus que provam que ela é segura e foi capaz de induzir resposta imunológica nos pacientes.

Reinfecção
Dois casos de possível reinfecção por coronavírus são investigados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Estão sob análise dois pacientes que se curaram da Covid-19 em maio, mas tiveram de novo sintomas da doença em julho. Os testes de ambos voltaram a dar positivo para o Sars-CoV-2.

“Os sintomas e testes positivos em dois períodos diferentes poderiam ser explicados por outra virose por um vírus diferente, que causaria confusão porque haveria ainda fragmentos inativos [de Sars-CoV-2] que permaneceram no corpo do paciente”, afirma a instituição em nota enviada à imprensa. A informação sobre a investigação foi antecipada pelo jornal Folha de S.Paulo no último sábado.

Cloroquina
O secretário de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, Helio Angotti Neto, reagiu ao ser questionado sobre uma nota da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) contra o uso da cloroquina como parte do tratamento de pacientes da Covid-19 e disse que a palavra “ciência” vem sendo usada como “porrete”.

— É claro que há níveis de evidência e estamos fazendo o nosso trabalho de avaliar as evidências. Só peço um pouco de consciência e responsabilidade no uso da palavra ciência. As pessoas estão usando a palavra ciência como se fosse um porrete — disse o secretário em entrevista coletiva nesta sexta-feira.

A nota da SBI foi divulgada nesta sexta-feira e se baseou em dois estudos divulgados recentemente que indicam que a cloroquina não tem eficácia contra a doença.

Além disso, o Ministério da Saúde enviou na última quinta-feira um ofício a institutos e hospitais federais em que solicita a “ampla divulgação” do uso de cloroquina e hidroxicloroquina para o “tratamento precoce” de pacientes com Covid-19. Segundo o texto, a prescrição do medicamento “integra a estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o número de casos que cheguem a necessitar de internação hospitalar”.

A orientação vai de encontro ao que afirmam sociedades médicas nacionais e internacionais, especialistas e a própria Organização Mundial de Saúde, que desaconselham o uso do remédio no tratamento à Covid-19. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, foi uma das instituições que receberam o ofício nesta quinta-feira, assinado pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otavio Franco Duarte.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

BARÃO DE INOHAN 210 - 19 de julho de 2020

BARÃO DE INOHAN 210 
19 de julho de 2020


- Veja o calendário do auxílio emergencial do governo federal
- EPT quer o monopólio do transporte municipal, fato tão criticado pelo ex-prefeito Washington Siqueira (o Quaquá)
- Conforme informamos, Diego Zeidan será o vice-prefeito na chapa de Fabiano Horta. População desaprova.
- "Fazer muito e roubar pouco": declaração do presidente do PT de Lage do Muriaé viraliza e ele pede para sair. 
- Nasceu Erick, filho do vereador Fabiano Novaes e Elaine
- A diferença do Covid e dos resfriados e gripes
- Novo Polo de Atendimento em São José já está funcionando
- São José continua sendo o epicentro da Covid em Maricá. Brasil tem mais de 2 milhões de casos confirmados
- Jovem estuprada em festa em São José do Imbassai. Família quer justiça!
- Estação de Tratamento de Esgoyos em São José recebe tanques de tratamento

EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO JORNAL BARÃO DE INOHAN, ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19 E ENQUANTO DURAREM AS DETERMINAÇÕES DA PREFEITURA DE MARICÁ NA PREVENÇÃO DA PANDEMIA.

Jornal Barão de Inohan edição 210 de 19 de julho de 2020, já circulando.











quinta-feira, 16 de julho de 2020

Maricá passa dos 1.800 casos confirmados.


A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem por meio de boletim divulgar diariamente as informações a respeito das medidas de prevenção quanto à propagação do novo coronavírus, mesmo não tendo caso confirmado na cidade.

Vale ressaltar que a Prefeitura criou uma área específica no site com todas as informações referentes ao Novo Coronavírus. 

O jornal Barão de Inohan e o Informativo CulturarTEEN estão juntos com a prefeitura nesta luta, pelas informações corretas e VERDADEIRAS, sem promover pânico desnecessário.



• Maricá registra, até esta quinta-feira (16/07), 1.807 casos confirmados de Covid-19, com 64 óbitos e 1.608 pacientes curados da doença;

• A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro informa que registra, até esta quinta-feira (16), 134.573 casos confirmados e 11.849 óbitos por coronavírus no estado. Foram descartados 309 casos e 114.351 pessoas se recuperam da doença.

EPT QUER TER O MONOPÓLIO DO TRANSPORTE MUNICIPAL, FATO TÃO CRITICADO PELO EX-PREFEITO WASHINGTON SIQUEIRA (O QUAQUÁ)


Após uma solicitação feita pelo jornalista Pery Salgado (Barão de Inohan) pessoalmente ao secretário de comunicação - Olavo Neto, para que fosse explicado em detalhes o teor das matérias publicadas por dois veículos de mídia locais em relação ao processo licitatório de aluguel de novos ônibus para a autarquia municipal gerir as linhas do terceiro e quarto distritos (hoje operadas pela Viação Nossa Senhora do Amparo e que cuja concessão termina em início de outubro), a secretaria de comunicação emitiu a seguinte matéria que reproduzimos no jornal BARÃO DE INOHAN com nossas inserções: e você pode ler acessando o link: https://obarao.blogspot.com/2020/07/ept-quer-ter-o-monopolio-do-transporte.html

QUINTA FEIRA TAMBÉM É DIA DE SE ALIMENTAR BEM. LANCHES JAY RESOLVE SEU PROBLEMA!!!!


Por que só no fim de semana? Por que apenas na sexta feira, iniciando o fim de semana? Aqui tem SEXTOU, SABADOU, DOMINGOU, TERÇOU, QUARTOU E QUINTOU!!!!

É ISSO AI, VEM PRA CÁ. QUINTOU!!!

E peça sua Batata turbinada espetacular média, ou grande (Cheddar, ketchup, calabresa, bacon, orégano, alho frito, e molho especial). Por apenas 10,00 reais (batata média).


E se quiser um sanduiche JAY, peça um X Tudo (Pão, uma carne, queijo, presunto, ovo, bacon, calabresa, batata palha, molho especial e salada), por apenas 8,00 reais (loucura!!!).

E tem também o super HOT DOG. É só pedir, "tá" esperando o que?


Está esperando o que?
Você pode fazer o seu pedido por aqui!!!
👇Peça aqui


QUINTOU!!!!!



VOCÊ AINDA NÃO CONHECE OS LANCHES DA JAY?


Com vasta experiência no ramo de lanches, nossa querida Jaylane está agora à frente da mais nova opção para você realmente matar sua fome com qualidade, bom preço e sabor! Sim, sabor, por que aqui, você não apenas mata sua fome, aqui, você realiza seu desejo, saboreia o que de melhor existe atualmente no mercado de lanches.




Com diversas opções de hamburgueres (incluindo o exclusivo Dinamite), Jay também lhe dá opções de deliciosos e exclusivos cachorros quentes e batatas fritas para você se fartar. Um verdadeiro "manjar dos deuses", e com a vantagem do DELIVERY de terça a domingo das 17 horas até meia noite, entregando no Centro, Flamengo. Caxito, Parque Nanci e São José, além dos sub bairros.



Os pedidos podem ser feitos pelos telefones (21) 96808-7274 e 99834-9842 (este também com whatsapp). Aqui, Jay e sua equipe realmente tem um lanche do tamanho da sua fome. Peça e receba no conforto da sua casa. E você pode seguir a jay pelo Facebook (https://www.facebook.com/lanchesdajay/) ou pelo Instagram (https://www.instagram.com/lanchesdajay/?hl=pt-br).



Está esperando o que?
Você pode fazer o seu pedido por aqui!!!
👇Peça aqui

bit.ly/3cDBY87
Confira mais informações, acessando:



GERENTE DE AGÊNCIA DA CAIXA EM MARICÁ, SE NEGA A PRESTAR INFORMAÇÕES PARA CLIENTE LESADO


Em vários locais do Brasil e em várias agências da Caixa, vemos todos os dias pessoas sendo lesadas na questão do recebimento ao auxílio emergencial, porém, com as informações prestadas por gerentes das agências destas pessoas que foram lesadas, com desvios e retiradas do auxílio indevidamente, a polícia consegue chegar aos autores da maioria destes golpes e já fez vários prisões pelo país.

Mas infelizmente em Maricá que possui duas agências da CEF, numa delas, localizada em frente a praça Conselheiro Macedo Soares (conhecida como praça do Turismo) a agência (Villa de Santa Maria), clientes lesados não estão recebendo a boa vontade da gerente (que identifica como Cristiane) e não consegue resolver os problemas sem passar informações aos beneficiários sobre saques e pagamentos indevidos.

Ora, sabemos perfeitamente que ao ser retirado qualquer dinheiro de uma conta corrente ou de poupança, sabe-se de imediato qual caminho pode ter sido adotado para o desvio desse dinheiro. O problema é o seguinte: PORQUÊ A GERENTE SE RECUSA A AJUDAR OS BENEFICIÁRIOS LESADOS? FALTA DE VONTADE, ATITUDE OU CARÁTER? OU CONIVÊNCIA COM FATOS ILÍCITOS?

FAMILIARES DA JOVEM ESTUPRADA EM SÃO JOSÉ PEDEM JUSTIÇA E DÃO DECLARAÇÃO EM REDE SOCIAL


O triste fato de uma jovem de apenas 17 anos ter sido violentamente estuprada na madrugada de sábado (11), para domingo (12/7) em uma festa familiar no bairro de São José do Imbassai, revoltou familiares e amigos da vítima, mas o agressor, além de tranquilo, garante que a relação foi consensual, embora a jovem tenha ficado extremamente machucada e encontrada caída no chão do banheiro totalmente ensanguentada. Ao ser socorrida, teve muita dificuldade de andar. A família postou vídeo (confira na matéria) e fez um desabafo em rede social.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NAS PEDREIRAS RECEBE TANQUES


Os quatro novos tanques para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) das Pedreiras chegaram na terça-feira (14/07) e foram colocados em uma área ao lado da antiga estação, na região do Centro de Maricá. A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária colocou agentes ao longo do trajeto das carretas até a Rua dos Jasmins, onde os equipamentos foram descarregados. As estruturas são semelhantes às que existem no novo Hospital Municipal de Maricá em São José do Imbassai.

Cada um dos equipamentos pesa seis toneladas e possui 3,20 metros de diâmetro e 9,60 metros de comprimento. Os tanques são feitos de fibra e compõem um sistema de tratamento terciário, que devolvem ao meio ambiente o efluente tratado e sem qualquer impacto sobre o sistema lagunar.

“É o tipo de tratamento mais apurado que existe e, através dele, poderemos processar cerca de 500 mil litros por dia, atendendo a aproximadamente 3 mil moradores”, calculou o presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), Edes Oliveira, lembrando que a estação vai receber os rejeitos de parte da área do Centro e também do novo loteamento Bela Vista, que está em construção.

Edes afirmou também que a Sanemar iniciou o processo de transferência para si da gestão sobre outra antiga estação de tratamento de esgotos próxima ao Centro, esta em Araçatiba, ao lado do aeroporto municipal.

“Esta estação ainda é gerida pela Cedae e queremos ampliar e modernizar seu funcionamento, além de reativar as obras de coleta de esgoto em Araçatiba e na Mumbuca”, revelou o presidente, ao dizer que a verba virá através do Programa de Saneamento Ambiental dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara (PSAM), conveniado ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Segundo ele, está prevista ainda para os próximos meses a instalação de estações como a das Pedreiras e outras de maior porte, para atender a áreas como Itaipuaçu e Inoã.

No setor de abastecimento de água, o presidente da Sanemar também antecipou que o projeto do novo sistema de abastecimento de Tanguá pode entrar em operação nos próximos dois anos. “Estamos iniciando os processos burocráticos. O sistema vai trazer à cidade cerca de 100 litros de água tratada por segundo que, na primeira etapa, vão atender a 40 mil moradores de dez bairros. Na segunda, serão quatro bairros com cerca de 17 ml moradores”, adiantou Edes Oliveira.


quarta-feira, 15 de julho de 2020

CLOROQUINA NÃO FAZ EFEITO E BOLSONARO TESTA POSITIVO NOVAMENTE

Bolsonaro diz que teve novo resultado positivo para Covid-19 em segundo teste


O presidente Jair Bolsonaro informou na quarta-feira 15/7, em transmissão ao vivo pelo Facebook, que fez um novo exame para detectar a presença do novo coronavírus na manhã de terça e que o resultado foi mais uma vez positivo. O teste foi realizado uma semana depois de ele ser diagnosticado com a Covid-19. Na terça à tarde, no entanto, a Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência informou que Bolsonaro não havia feito exame, apesar de o próprio ter dito no dia anterior que o faria.

— Fiz exame ontem de manhã e à noite deu resultado que ainda estou positivo para o coronavírus. Então a gente espera que nos próximos dias faça um novo exame e, se Deus quiser, dê tudo certo para a gente voltar logo à atividade — contou Bolsonaro, no gramado do Palácio da Alvorada.

A simpatizantes, ele disse estar muito "bem" e relatou que desde o início da doença foi medicado com a hidroxicloroquina, "com recomendação médica para isso". O presidente admitiu, porém, saber que o remédio não tem eficácia cientificamente comprovada para o tratamento do novo coronavírus.

— Não tive nenhum sintoma forte, uma febre pequena na segunda-feira retrasada (na verdade, foi na passada), 38 graus, um pouco de cansaço, umas dores musculares, e no resto tudo bem. Então, coincidência ou não, sabemos que não tem nenhuma comprovação científica, mas deu certo comigo. No mais, não existe nenhum medicamento ainda no mundo que tenha comprovação científica constatada. Então é uma situação de observação. Deu certo comigo, deu certo com muita gente. Muitos médicos dizem que a hidroxicloroquina funciona — declarou.

O presidente negou fazer campanha por medicamentos, já que o custo "é baratíssimo". Ele insinuou em seguida que a oposição de "muitas pessoas" talvez seja por esse motivo.

— E outras, parece, por questão ideológica. Parece. Mas o que na verdade está ocorrendo? Está dando certo. Então, eu não recomendo nada. Eu recomendo que você procure o seu médico e converse com ele. O meu, no caso, médico militar, foi recomendado a hidroxicloroquina e funcionou. Tô bem, graças a Deus — disse Bolsonaro, completando:

— O futuro vai dizer se esse remédio é eficaz ou não. Pra mim, foi. Credito a ele. E se for, muita gente encaminhou contrário, gente com responsabilidade, então a história vai dizer quem estava certo no futuro e a quem cabe qualquer responsabilidade sobre parte das mortes, porque ninguém nunca disse que não haveriam (sic) mortes. Haveriam (sic). Sabíamos da potencialidade do vírus, mas apareceu a hidroxicloroquina, a ivermectina, bem como a Annita também. Mas não estou aqui para orientar ninguém a tomar esse ou aquele medicamento. Procure o seu médico desde o início dos sintomas — concluiu.

sábado, 11 de julho de 2020

APARECEU A FORAGIDA: RINDO DO POVO, MULHER DE QUEIROZ APARECE PARA IR PARA PRISÃO DOMICILIAR

Mulher de Queiroz retorna para sua casa para cumprir prisão domiciliar junto com ex-assessor de Flávio Bolsonaro



O advogado Paulo Emílio Catta Preta informou na manhã deste sábado que Márcia Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), voltou para seu apartamento na Taquara, na Zona Oeste do Rio. Ela ainda não foi para a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) para passar pelos trâmites e colocar tornozeleira eletrônica, mas a SEAP foi comunicada, de acordo com a defesa.

Márcia estava foragida desde o dia 18 de junho, quando o juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, tinha decretado sua prisão e de Queiroz no caso das rachadinhas, investigado pelo Ministério Público do Rio.

— Marcia já está em casa para cumprimento da prisão domiciliar. Já informamos a situação à SEAP e aguardamos instruções sobre a colocação da tornozeleira. Pela imposição da domiciliar, ela só deve sair com autorização — afirmou o advogado Paulo Emílio Catta Preta.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha, concedeu na quinta-feira o habeas corpus para Queiroz e Márcia. O ex-assessor deixou ontem à noite a prisão de Bangu 8, com tornozeleira eletrônica. O ministro determinou ainda que as autoridades policiais terão permissão para acessar a residência de Queiroz sempre que necessário e que farão vigilância permanente para impedir a entrada de pessoas não autorizadas. O ex-assessor não poderá ter contato com terceiros — salvo advogados, profissionais da saúde e familiares próximos — nem acessar telefones, computadores, internet e tablets.

Ao apresentar o pedido de habeas corpus, a defesa argumentou que o cliente é portador de câncer de cólon e corria riscos de saúde devido à pandemia da Covid-19. A condição do ex-assessor foi levada em consideração pelo ministro João Otávio Noronha, que, em sua decisão, concedeu a prisão domiciliar a Queiroz e também à Márcia Aguiar presumindo que sua presença ao lado de Queiroz é necessária para que ele receba as atenções devidas por conta da doença, já que ele estará privado do contato com terceiros — salvo profissionais da saúde e seus advogados.

Segundo Catta Preta, o habeas corpus também foi estendido para Márcia, porque ela também apresenta problemas de saúde. Márcia a teria passado recentemente por uma cirurgia e também estaria incluída no grupo de risco da Covid-19.

— Comprovamos questões de saúde dela. Há questões delicadas dela também. Mas o ministro considerou ainda que seria importante que ela estivesse com ele para auxiliá-lo nos cuidados diários da saúde dele — afirmou Catta Preta.

Como o ministro no STJ responsável pelo caso das rachadinhas é Félix Fischer, o ministro João Otávio de Noronha emitiu a decisão em caráter liminar, porque está na titularidade do plantão judicial. O mérito do habeas corpus é de relatoria de Fischer, na Quinta Turma do tribunal, que deverá dar seu parecer em agosto, após o recesso do Judiciário.

Fisher já deu sinais diretos a colegas de que pode rever a decisão de Noronha. Nos bastidores, ministros do STJ criticaram a decisão do presidente da corte e afirmam que prisão domiciliar para Queiroz e sua mulher ‘envergonha’ a corte. Integrantes da corte afirmaram ainda que Noronha vem “usando a jurisdição para conseguir uma das vagas no Supremo Tribunal Federal” que serão abertas no governo de Jair Bolsonaro.

sexta-feira, 10 de julho de 2020

Canais do PT no WhatsApp são bloqueados por disparos em massa

O partido diz que as contas desativadas são restritas a pessoas cadastradas para divulgar informações institucionais



Dez canais administrados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no aplicativo WhatsApp estão bloqueados há duas semanas. Segundo a empresa, os bloqueios ocorreram após envio de "mensagens em massa ou automatizadas", que violam os termos de serviço.

O partido diz que as contas desativadas são restritas a pessoas cadastradas para divulgar informações institucionais, e que não foi informado sobre os motivos do bloqueio.

Entre as contas bloqueadas estão um canal administrado pelo gabinete da presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR), e o principal grupo de divulgação de notícias do partido no aplicativo, o "Zap do PT".

O partido estuda tomar medidas judiciais cabíveis para reverter a decisão e, além disso, anunciou a migração do canal para o aplicativo Telegram. Em nota, o PT disse que não divulga desinformação em seus canais e nem faz disparos em massa.

Gleisi gravou um vídeo nas redes sociais em que diz ter seguido tanto as regras do WhatsApp quanto da Câmara dos Deputados ao contratar o serviço que faz os disparos de mensagens em seu grupo. Ela diz que o canal servia para divulgar ações de seu mandato de deputada e informações de interesse do partido.

"Essas pessoas estão cadastradas por livre e espontânea vontade. Os números não são aleatórios, são números de apoiadores, seguidores, meus eleitores", disse a deputada no vídeo. "Para realizar esse trabalho, eu contratei um serviço que segue as regras do WhatsApp, exatamente as recomendações, e fiz isso através do meu mandato, o que é autorizado pela Mesa Diretora da Câmara."

Segundo o partido, uma notificação sobre o bloqueio foi feita por e-mail e informou que a desativação ocorreu após "reclamações". No vídeo, Gleisi diz que a suspeita é que oponentes políticos tenham se infiltrado e feito reclamações em massa para provocar os bloqueios.

O PT diz que o lançamento do canal foi divulgado publicamente, inclusive por meio de outros canais oficiais de WhatsApp. "Só recebe mensagens quem se cadastrou voluntariamente para ter informações oficiais do partido e de seus dirigentes", diz o partido.
"O bloqueio das contas desde 25 de junho foi feito sem informar qual seria o motivo. Mesmo tendo solicitado informações diretamente aos administradores do aplicativo, não recebemos nenhuma resposta. O PT não tem nada a esconder e aguarda o restabelecimento das contas do Whatsapp."

Em nota, o WhatsApp disse que os produtos "não foram projetados para enviar mensagens em massa ou automatizadas, que violam nossos termos de serviço", e que essas atividades são identificadas automaticamente. Segundo a empresa, mais de 2 milhões de contas são banidas por mês em todo mundo por desrespeitar essas regras.

"Estamos comprometidos em reforçar a natureza privada do serviço e manter os usuários protegidos contra abusos", diz o WhatsApp. "Continuaremos a banir contas usadas para enviar mensagens em massa ou automatizadas e avaliaremos mais profundamente as nossas opções legais contra empresas que oferecem esses serviços, como fizemos no passado no Brasil."

Morre o ex-deputado Alfredo Sirkis em grave acidente de carro


O ex-deputado federal Alfredo Sirkis morreu na tarde da sexta-feira (10), em acidente de carro, no Arco Metropolitano, em Nova Iguaçu. Ele estava sozinho no veículo, que bateu em um poste e capotou. Sirkis estava a caminho de um sítio para se encontrar com a mãe e um dos filhos.

"Arrasado. Devastado", se pronunciou Carlos Minc, um de seus amigos de muitos anos.
Sirkis foi o Coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), tendo organizado a campanha Ratifica Já! que propiciou a ratificação, pelo Brasil, em tempo recorde, do Acordo de Paris; do processo para a elaboração da Proposta Inicial para Implementação da NDC brasileira e da avaliação Brasil Carbono Neutro 2060. Quando deputado federal (2011-2015), presidiu a Comissão Mista de Mudança do Clima do Congresso Nacional (CMMC) e foi um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Sirkis não se candidatou à reeleição em 2014.

Foi vereador em quatro mandatos, secretário municipal de urbanismo e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), entre 2001 e 2006 e secretário municipal de meio ambiente, entre 1993 e 1996, na cidade do Rio de Janeiro. 

Sirkis foi autor de vários livros, o mais conhecido é Os Carbonários (1980), que ganhou Prêmio Jabuti de 1980.

Nos anos 70, auge da ditadura militar no Brasil, passou oito anos e meio no exílio na França, Chile, Argentina e Portugal.

Na imprensa brasileira trabalhou como repórter das revistas Veja (1982) e Istoé (1983) e colaborou com os semanários Pasquim, Playboy, Jornal de Domingo e Shalom.
Ainda não há informações sobre a data e local de sepultamento de Alfredo Sirkis. O prefeito Marcelo Crivella divulgou nota de pesar. "Alfredo Sirkis era um militante apaixonado por todas as causas que abraçava. Como secretário de Urbanismo e de Meio Ambiente da nossa cidade, sempre trabalhou por um Rio mais humano e solidário. Sua luta mais recente era contra as mudanças climáticas que tanto ameaçam nosso planeta. Tinha ainda muito a contribuir com sua experiência e dedicação. Neste momento de grande dor, peço a Deus que conforte sua família, amigos e admiradores", disse.
Alfredo Sirkis integra aquela linhagem de políticos sempre em busca de novos caminhos para o Brasil. Ele foi vital na criação do Partido Verde, em janeiro de 1986. Sirkis foi um dos que ajudaram a quebrar o preconceito, até desconfiança de muitos, quanto à temática ambientalista colocada em discussão. O pensamento corrente era que ter um partido em que priorizasse a bandeira "verde" seria muito bom na Alemanha, e não no Brasil.
Eu o entrevistei várias vezes, e ele sempre identificou, na Rio-92, o primeiro clique nacional de que a mídia, o empresariado e os governos precisavam despertar para a importância de pensar o futuro do planeta. Não faz muito tempo, eu o encontrei, e Alfredo Sirkis estava convencido que vivemos uma tempestade imperfeita com o presidente Bolsonaro. "Ele simplesmente odeia o meio ambiente, colocou os ambientalistas na caixinha do comunismo. Humanamente, ele gosta do desmatador, do grileiro, do garimpeiro que invade terra indígena", ele disse. Alfredo Sirkis morreu na estrada, mas a sua luta continua. Ora, se continua.