Sempre convivemos com uma infinidade de perfis fake em redes sociais (Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, Telegram, dentre tantos outros) e em muitos casos estes perfis nos trazem por vezes desconfortos, ameaças e propostas por vezes indecentes. Perfis falsos (robotizados) são criados principalmente em épocas de eleições, onde as redes sociais levam "mensagens" positivas ou negativas de candidatos e seus opositores, até porque, ainda não há lei no Brasil que regulamente de modo sério o uso e prática correta das redes sociais.
A empresária carioca Márcia Almeida é vítima. Sua foto, aparece em vários perfis falsos do Facebook. No último, apareceu como Joana Fontes |
Agora, chegando as eleições, temos visto uma enxurrada de novos perfis, principalmente do Facebook (principal e mais famosa rede social do mundo). Estes perfis normalmente não pedem amizade para pessoas. São criados por alguns poucos "amigos" e pedem para participar de grupos. Portanto, os administradores de grupos devem tomar cuidado a aceitar estes novos membros.
DICAS:
1) Normalmente tem poucos amigos
2) O perfil foi criado há menos de dois meses
3) Já participam de dezenas e às vezes, CENTENAS de grupos, e os administradores de grupos ao invés de ver qualidade e quem aceitam para seus grupos, simplesmente dão o OK para participar meramente para aumentar o número de seguidores dos grupos.
4) Usam fotos de mulheres ou fotos de animais. Alguns "defendem" causas, e na foto da linha do tempo, ou NÃO EXISTE, ou é uma figura abstrata. Quando muito, uma bela paisagem.
Portanto fiquem ligados nos perfis FAKE. Vem muito mais por aí até as eleições.
Abaixo, alguns perfis falsos detectados recentemente: