BRASILEIRA MORAVA NA FRANÇA HÁ MAIS DE 30 ANOS E TEVE A GARGANTA CORTADA
Uma brasileira é uma das três vítimas do ataque à basílica de Notre Dame em Nice, cidade no sul da França, na quinta-feira (29/10). O Itamaraty confirmou a informação, por meio de nota.
"O governo brasileiro informa, com grande pesar, que uma das vítimas fatais era uma brasileira de 40 anos, mãe de três filhos, residente na França. O Presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses".
O órgão destacou que "o governo brasileiro deplora e condena veementemente o atroz atentado" e informou que, por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência à família da vítima.
No final da tarde, o presidente Jair Bolsonaro havia comentado o caso com apoiadores. "Ficamos sabendo de notícias tristes mundo afora, né? Decapitação de pessoas, pessoas não, cristãos na França. Me parece que uma brasileira foi esfaqueada. O mundo tem que se preocupar com isso", disse.
Mais cedo, o prefeito de Nice disse que uma das vítimas do ataque havia sido decapitada — informação que, mais tarde, foi corrigida. De acordo com a polícia, a garganta dela foi cortada.
Outra vítima, um homem, morreu após múltiplas facadas. A terceira, uma mulher, foi ferida dentro do local e conseguiu escapar, mas morreu em um café nos arredores.
De acordo com a polícia, o suspeito é um jovem de origem tunisiana.
O caso ocorre duas semanas depois que um professor ser degolado em Paris após usar caricaturas do profeta Maomé durante uma aula.
Nota do Itamaraty na íntegra:
Ataque terrorista na França - Vítima brasileira
O Governo brasileiro deplora e condena veementemente o atroz atentado ocorrido hoje dentro da Basílica Notre-Dame de Nice, na França, onde um terrorista assassinou três pessoas.
O Governo brasileiro informa, com grande pesar, que uma das vítimas fatais era uma brasileira de 40 anos, mãe de três filhos, residente na França. O Presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses.
O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo.
Neste momento, o Governo brasileiro manifesta em especial sua solidariedade aos cristãos e pessoas de outras confissões que sofrem perseguição e violência em razão de sua crença.
O Itamaraty, por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista.