Um Hospital de Campanha do Exército, com capacidade para 1.200 leitos, foi construído em Boa Vista para atender pacientes infectados com o novo coronavírus. A construção ocorreu por meio da operação Acolhida, que estava em Paracaima (RR) atendendo refugiados da Venezuela e foi feita em 48 horas e segundo informações, ao custo de menos de R$ 2 milhões para os cofres da União.
O funcionamento vai depender dos governos municipal e estadual. A intenção do Exército é desafogar as unidades do sistema público brasileiro de saúde e levar, especificamente, pacientes infectados com o coronavirus e casos suspeitos da doença para o local.
Operação Acolhida
Criada em 2018, a Operação Acolhida foi instituída com o objetivo de receber os imigrantes e refugiados venezuelanos, que deixaram o país em decorrência da crise político-econômica e êxodo de milhares de pessoas. Atualmente, as atividades da operação se baseia em três pilares: acolhimento, abrigamento e interiorização. Cada um deles ajuda na acolhida desses imigrantes venezuelanos.
A Operação Acolhida é uma grande força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal com o apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil. Oferece assistência emergencial aos imigrantes venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com Roraima.